O Business Intelligence é o recurso que está a levar o futuro às empresas. Trata-se de uma solução que apoia a tomada de decisões de forma estratégica e rápida. Esta tecnologia pode ser aplicada em qualquer sector, contudo, na área de compras ela pode ser uma grande mais valia.
É o que nos explica Marcos Roig, gerente comercial do Mercado Eletrônico no Brasil, no seu artigo “O BI como solução para o mercado B2B”, divulgado nos sites Administradores.com e Business Consultant.
O gerente comercial salienta que a combinação dessa tecnologia com outras soluções de Tecnologia da Informação (TI) permite extrair informações de sistemas de ERP e SRM,e convertê-las em dados que podem ser usados para orientar as decisões nessa área.
Segundo o executivo, através do Business Intelligence o comprador consegue cruzar dados das compras dos seus fornecedores a partir de métricas como sazonalidade, leadtime ou região. A tecnologia oferece ainda possibilidades infinitas, desde a gestão da equipas ou comparação de resultados, convertendo em tempo real os dados da empresa em informações valiosas para a área de compras.
Geralmente, quem trabalha em departamentos de compras tem dificuldade em gerir dados devido à existência de múltiplas fontes, desde folhas de excel, ao dados de clientes, dados existentes em cloud ou noutros sistemas.
É aqui que entra o Business Intelligence, para cruzar os dados que se tornariam inúteis sem a devida gestão. Com esta tecnologia, essas informações passam a ter um objetivo, que é o de ajudar na realização de bons negócios com segurança e em conformidade com as exigências internas e externas à empresa.
Quer ficar sempre a par das últimas novidades das compras B2B? Siga-nos no LinkedIn!
Adaptado de: blog.me.com.br
Leia também:
Business Intelligence: a inteligência artificial nas compras corporativas