business-intelligence

Business intelligence, capacidade de agir com inteligência

As empresas geram cada vez mais dados nas várias áreas de negócio, aumentando a necessidade de os processar. O investimento em Business intelligence aumenta a capacidade de agir com inteligência sobre estes dados, tornando-os em informação relevante.

 

A importância de gerir a informação 

O desafio começa na escolha da informação, que muitas vezes quando isolada não é útil, mas quando consolidada, integrada, trabalhada e disponibilizada através de ferramentas de Business intelligence, passa a informação confiável, acessível e com qualidade, tornando-se uma mais-valia estratégica.

No entanto a informação por si só não é suficiente, esta deve ser disponibilizada numa interface intuitiva, gráfica e dinâmica, permitir uma análise associativa, contemplar dados históricos e actuais, permitir até simular cenários futuros.

Algumas funcionalidades como o drill down e o drill through são essenciais em soluções de Business intelligence. A primeira dá a possibilidade de rapidamente alterar o detalhe dos dados e explorá-los em diferentes níveis de granularidade, por exemplo, analisar a informação por ano, semestre, mês, dia.

Já a segunda, permite rapidamente analisar os mesmos dados através de diferentes pontos de vista, quer seja através de diferentes dimensões, relatórios ou mesmo através de diferentes métodos de visualização.

 

Trasformar informação em conhecimento

O Business Intelligence foi definido pelo Gartner Group, como o processo de transformar dados em informação e através da descoberta transformar informação em conhecimento. O acesso a este conhecimento não deve estar limitado a um número reduzido de gestores, mas deve ser alargado a todos aqueles que de uma forma ou de outra têm de tomar decisões. A implementação de uma solução de Business Intelligence ao aumentar o nível de conhecimento garante um conjunto de benefícios, tais como, a identificação, redução e antecipação de riscos, maior conhecimento e melhor planeamento do negócio, aumento da produtividade e competitividade, melhor análise de custos, descoberta de novas oportunidades de poupança, contribuindo todos eles para uma redução dos custos.

Hoje em dia usamos cada vez mais dispositivos móveis, que nos acompanham a toda a hora, assim faz todo o sentido a mobilidade associada ao Business Intelligence, traduzindo-se em ter a melhor informação sempre à mão permitindo uma maior rapidez na tomada de decisão.

 

Artigo escrito por Ricardo Pereira, Mercado Eletrónico Portugal.

Originalmente publicado aqui.

 

Quer saber mais sobre business intelligence? Leia também:

 

Business Intelligence: a inteligência artificial nas compras corporativas