consultoria-compras

5 razões pelas quais uma consultoria de compras pode ajudar a sua PME

Se pensa que apenas as grandes empresas precisam de aconselhamento em compras, desengane-se. Pequenas e médias empresas também podem e devem usufruir de uma consultoria de compras que as ajude a encontrar os pontos fracos e fortes nas compras e vendas. Ficou interessado? Continue a ler.

 

As empresas não são todas iguais, mas todas querem o mesmo

Procurement especializado, strategic sourcing e business inteligence podem ser chavões que pouco lhe dizem. Mas se falarmos em compras, negociação e relatórios de despesas, talvez já se reconheça.

Todas as empresas têm o mesmo objetivo: gastar o menos possível. Os meios para alcançar esse objetivo é que variam de empresa para empresa e o que funciona para uma, pode não surtir efeito ou até significar o desastre noutra.

 

Consultoria não é tabu

A sua empresa tem uma área de compras? Provavelmente não; apenas aloca um ou dois recursos (conforme a categoria) sempre que precisa de comprar algo. Mas mesmo já tenha uma área de compras, não significa que esta esteja a produzir os melhores resultados.

Um processo simples de consultoria ajuda-o a encontrar a solução para que a sua empresa compre da forma certa, com ou sem apoio de uma plataforma tecnológica. Conheça abaixo 5 razões pelas quais faz sentido apostar numa consultoria de compras!

 

1. Fica a conhecer melhor a sua empresa

Sim, com certeza que você saberá melhor do que ninguém como funciona a sua empresa. Mas um consultor tem conhecimento aprofundado sobre o mundo das compras. Porque não juntarem competências para melhorar?

 

2. Manter o que está bem, mudar o que está mal

O medo da mudança é normalmente um motivo forte para desencorajar novidades. Se tiver a ajuda de um profissional para fazer a gestão dessa mudança, os seus colaboradores ficarão mais confortáveis. Neste ponto, a tecnologia poderá ser uma mais-valia, se apresentada como um apoio à compra, pois simplifica as tarefas administrativas e, por conseguinte, melhora a eficiência.

 

3. Aprender com o profissional de compras

O consultor vai analisar o negócio da sua empresa e, com base nisso, vai recomendar-lhe procedimentos que desconhecia ou nunca tinha pensado. Soluções criativas, que vão fazê-lo comprar melhor e manter-se sempre à frente da concorrência.

 

4. Aprender com outros casos

Uma boa consultoria de compras vai apresentar-lhe casos de outras empresas como a sua, que tinham problemas semelhantes que foram resolvidos de determinadas formas. Esta experiência é essencial para que saiba que não está sozinho.

 

5. Fazer parcerias

O processo de compra envolve sempre o relacionamento e a troca de comunicação com outros agentes, como é o caso dos fornecedores. O profissional de compras irá ajudá-lo ainda a firmar ou consolidar relacionamentos estáveis e duradouros com fornecedores e com os seus clientes internos.

Estes são os principais pilares da consultoria de compras, que existem devido à proximidade que se cria durante o trabalho personalizado com a sua empresa. Agora que já sabe como é que a consultoria pode ajudá-lo a comprar melhor, porque não experimentar?

 

A Mercado Eletrônico Portugal tem como missão ajudar empresas a comprar melhor.

Temos vários tipos de soluções, para que todas a empresas – independentemente da sua dimensão – possam fazer as suas compras de forma eficiente, sustentável e simples, assegurando sempre poupança e um processo transparente e célere!

Contacte-nos e fique a saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa!