Lembra-se da última vez que precisou de comprar computadores para a sua empresa? Com certeza fez uma pesquisa pelos vários sites de lojas que vendem esse material: umas mais focadas em produtos de informática, outras mais generalistas; lojas exclusivamente com presença online e/ou lojas físicas; sites portugueses ou não.
Se não está muito por dentro do assunto, provavelmente também precisou da ajuda de alguém para saber que tipo de computador comprar. Recorreu ao informático da empresa, ou um conhecido que é autodidata e lhe deu umas dicas.
Teve de comparar produtos, marcas, especificações técnicas, software incluído. Ver se havia promoções, se o monitor, o teclado e o rato estariam incluídos na oferta final – um portátil seria uma escolha melhor? -, comparar prazos de entrega, garantir que tinham stock suficiente para a quantidade que precisava.
Fez tudo isto sozinho, ou pediu a alguém dentro da sua empresa para tratar da compra. Talvez tenha sido um trabalho conjunto entre algumas pessoas. Conseguiu comprar o que precisava, mas será que fez um bom negócio?
O processo de compra tem uma série de variáveis a ter em conta. Tudo começa na necessidade, mas o caminho até ter o produto ou serviço na mão é longo e pode parecer confuso, principalmente se não é algo que se esteja habituado a fazer.
Compradores e fornecedores a interagir online
Propomos-lhe um exercício. Imagine que precisa de comprar novamente, desta vez um serviço de limpeza para a sua empresa, mas agora tem uma plataforma online para o ajudar.
Acede online e começa por descrever aquilo que necessita: limpeza diária do escritório de segunda a sexta-feira. Seleciona de uma lista os fornecedores de serviços de limpeza em Portugal, e envia a cotação para o mercado.
As empresas interessadas acedem online à sua necessidade e dão o preço e condições do fornecimento. No final, só tem de olhar para um mapa comparativo de todas as ofertas que recebeu, com os preços de todos os fornecedores e selecionar o que preferir.
Com a introdução da tecnologia na equação, perdeu menos tempo (logo, menos dinheiro), ganhou mais informação (mais ofertas de mais fornecedores) e ficou com um histórico de negociação que vai ajudar a sua empresa no futuro em compras semelhantes.
Digitalização ao alcance de pequenas e médias empresas
Uma plataforma de compras online é útil não apenas em compras pontuais, mas também nas compras do dia-a-dia. Ponha todos os seus colaboradores a comprar, com plafonds definidos e regras de aprovação, escolhendo de um único catálogo os produtos com preços pré-contratados com um ou mais fornecedores.
No final, aprove essas compras no seu telemóvel e os pedidos seguem diretamente para o fornecedor. Uns dias depois, os produtos chegam ao seu escritório, sem necessidade de telefonar ou enviar e-mails.
A Mercado Eletrônico Portugal tem como missão ajudar empresas a comprar melhor.
As nossas soluções tem como objetivo que as compras da sua empresa sejam o mais eficientes, sustentáveis e simples possível, assegurando ainda poupança e um processo trasparente e célere!
Contacte-nos e saiba mais!