O bom funcionamento da cadeia logística depende de diversos fatores, sendo um dos principais a seleção de fornecedores. Os fornecedores são elementos importantes que asseguram a vantagem competitiva da empresa.
Bons fornecedores garantem o andamento do negócio, melhoram a gestão da cadeia logística e, consequentemente, trazem mais rentabilidade à sua empresa. Por outro lado, maus fornecedores podem criar atrasos nas entregas, valores fora da realidade do mercado, matérias-primas enviadas de maneira inadequada, entre outros obstáculos.
Então, como escolher os melhores fornecedores? Leia a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo no processo de escolha.
Como selecionar bem os fornecedores
Faça uma pesquisa de mercado
A escolha de um bom fornecedor requer muita pesquisa e paciência. Contratar o primeiro a responder à cotação ou aquele com a proposta mais barata nem sempre é o mais indicado. Para ter um resultado efetivo, é necessário analisar muito bem as opções e escolher quem atende às necessidades da sua empresa.
Faça uma pesquisa de mercado e procure o máximo de informação possível. Examine também os métodos de trabalho e certifique-se de que o fornecedor partilha sinergia com o seu negócio.
Lembre-se: um fornecedor que age de forma ilegal ou vai contra conceitos importantes, como sustentabilidade ou valorização do colaborador, pode trazer sérios problemas à sua empresa. A rede retalhista Zara, por exemplo, foi autuada em 2011 pelo Ministério do Trabalho do Brasil por ter sido denunciada a existência de mão de obra escrava na cadeia de produção.
É fundamental ainda avaliar os preços praticados pelos fornecedores, de modo a que haja um equilíbrio no orçamento apresentado. Um preço muito alto diminuirá a margem de lucro da empresa, enquanto que um valor muito baixo pode indicar produtos de baixa qualidade.
Verifique a credibilidade do fornecedor
Uma ação essencial antes da contratação do fornecedor é verificar a sua credibilidade. Essa verificação trará uma maior garantia de segurança, além de prevenir imprevistos e atrasos.
Converse com outras empresas que já comercializam com o fornecedor escolhido para confirmar se o mesmo possui boas referências e histórico de transações. Neste caso, recomenda-se que solicite ao fornecedor o contato dos seus clientes e, caso alguma empresa consultada tenha rescindido contrato com este fornecedor, pergunte o que se passou para entender quais são os pontos fortes e fracos.
A sua empresa também pode optar por transacionar com empresas que já existam há algum tempo no mercado. Desta forma, assegura uma certa segurança e a tendência é que os produtos e serviços tenham maior qualidade.
Peça ainda os dados de contato do fornecedor para verificar o suporte que será fornecido, os canais de comunicação e o procedimento interno de processamento de pedidos. Tudo isto pode fazer a diferença em casos de urgência.
Analise a qualidade dos produtos fornecidos
Outra medida importante é verificar a qualidade dos produtos e serviços comercializados. Solicite ao fornecedor que encaminhe amostras para serem analisadas e, em conversa com clientes, é possível perguntar e verificar se os produtos entregues correspondem às amostras enviadas.
Verifique se o fornecedor trabalha de maneira transparente
A melhor forma de gerir riscos na cadeia de fornecimento é ter uma relação comercial com fornecedores baseada na transparência e confiança. Em função disso, não tenha receio de questionar sobre os clientes, problemas que tiveram de ser resolvidos e quanto tempo de atuação o fornecedor tem.
Analise as respostas e verifique se o fornecedor está a ser honesto, só assim pode estabelecer uma relação de confiança. Fornecedor e comprador devem trabalhar em conjunto para viabilizar uma negociação com um preço justo e com um prazo de entrega adequado.
Pode inclusivamente identificar os históricos de compras da sua empresa e questionar caso acredite que haja algum erro no pedido. Desta forma, a empresa também pode reduzir custos e evitar ficar sem algum produto em stock devido a alguma falha.
Verifique se os prazos e as entregas são cumpridos
Deixe claras as suas necessidades na hora de negociar para que o fornecedor possa cumprir os prazos esperados ou fazer a entrega da maneira adequada. O ideal é que o contrato contemple estas questões conforme o acordado antes da contratação.
Quando as definições de prazo e entrega não são bem estabelecidas no contrato, fica sujeito às condições do fornecedor. Se o mesmo entregar o pedido com atraso, a sua empresa também irá atrasar as suas entregas, o que vai trazer problemas junto dos clientes.
Vale a pena ainda especificar como e onde será feita a entrega. É fundamental que o prazo e as condições de entrega sejam bem negociados e estabelecidas no contrato, mas também é interessante que o fornecedor flexibilize os seus processos caso seja necessário.
Contrate um fornecedor que tenha objetivos parecidos com os da sua empresa
O fornecedor é um elo importante na cadeia de abastecimento, que está diretamente relacionado à sua empresa. Por isso, trabalhar com parceiros que tenham objetivos e valores alinhados aos da sua empresa é uma forma de garantir reconhecimento dos clientes e melhorar a imagem da marca.
Se a empresa tem uma diferença positiva em relação aos concorrentes, qualquer empreendedor vai querer reforçar essa ideia. Agregue mais valor ao seu negócio estabelecendo parcerias comerciais com fornecedores que tenham princípios similares.
Não dependa apenas de um fornecedor
Quer ter um bom fornecedor e estabelecer um relacionamento de confiança. No entanto, por mais que ele seja de confiança, podem sempre ocorrer imprevistos e problemas, pelo que as compras não se devem focar a 100% numa empresa fornecedora apenas.
Ter um plano B evita problemas caso o fornecedor interrompa o contrato inesperadamente ou não consiga entregar o produto no prazo estipulado. A sua empresa tem um compromisso com os seus próprios clientes, que também exigem que as suas compras sejam entregues na data definida.
A seleção de fornecedores tem em conta uma série de aspetos, tais como prazo, entrega, qualidade, relacionamento, entre outros. As dicas aqui referidas vão ajudá-lo a contratar bons fornecedores e a não ter problemas futuros com as compras da sua empresa.
A Mercado Eletrônico Portugal tem como missão ajudar empresas a comprar melhor.
Temos várias soluções que podem ajudá-lo a fazer a melhor gestão possível dos seus fornecedores.
Contacte-nos e fique a saber mais sobre como podemos ajudá-lo!
Adaptado de: blog.me.com.br