A gestão de fornecedores consiste num conjunto de técnicas aplicadas pela empresa com o objetivo de otimizar a administração das suas fontes de fornecimento. Esse processo deve estar também focado na garantia dos melhores produtos e serviços, prazos e negociação.
Conheça 5 benefícios obtidos pelas empresas que adotam esta prática.
1. Qualidade do produto entregue
Os fornecedores estão diretamente relacionados com o produto oferecido ao cliente final. Por isso, a qualidade é fundamental e tem que ser considerada no momento da aquisição.
Face a dois fornecedores que praticam o mesmo preço, o melhor é escolher aquele que tenha um factor diferencial como a qualidade, por exemplo. Uma boa gestão de fornecedores é vital para garantir que os seus clientes tem as suas expectativas e necessidades satisfeitas nas suas compras, cuidando assim a relação de confiança deles com a sua empresa.
2. Cumprimento de prazos
Além da qualidade, a gestão de fornecedores também é importante para assegurar que os prazos de entrega são respeitados. Tão importante quanto o prazo é a disponibilidade. Com bons fornecedores, é possível garantir que o stock está sempre bem gerido.
3. Preços mais competitivos
Uma gestão é eficaz quando proporciona um bom relacionamento entre a empresa e os seus fornecedores. Quanto mais forte esse relacionamento, maior é a possibilidade de conseguir melhores condições, inclusive em relação ao preço.
Terá também mais elementos para avaliar a gestão de riscos das aquisições feitas, especialmente se os fornecedores forem homologados.
Em todo o caso, a regra de ouro é conhecer bem seu fornecedor, assim como investir em fortalecer a parceria com o mesmo. Por outro lado, deve ter o cuidado de não construir uma relação de dependência com um único fornecedor , mantendo sempre outras opções de fontes de fornecimentos.
4. Maior valor adicionado dos produtos
O conjunto de todos estes fatores ajuda a garantir que o valor adicionado do produto é elevado, tornando a empresa mais competitiva no mercado. Se um fornecedor oferece itens ou serviços com mais qualidade e cumpre os prazos de entrega — e tudo isto com um preço melhor— a sua empresa economiza e consegue desta forma ter um lucro maior.
A melhor forma de conquistar esse valor adicionado é fazer uma gestão eficiente das fontes de fornecimento. Se a produção, o stock e a área de compras colaborarem, é mais fácil definir uma forma de optimizar os fornecimentos necessários à empresa.
5. Crescimento estruturado
Sob uma perspectiva ampla, um dos impactos da gestão de fornecedores diz respeito à possibilidade de crescimento estruturado da empresa. Havendo uma melhor negociação nas compras empresariais, a empresa aumenta a possibilidade de aumentar os seus ganhos.
Para além disto, a satisfação do cliente final com um produto ou serviço de qualidade aumenta o número de fidelizações, o que significa maior previsibilidade de faturamento na Receita Recorrente (mensal e anual). A empresa cresce de forma estruturada, segura e sustentável, sem que isso comprometa sua posição já consolidada no mercado.
Adaptado de: blog.me.com.br
A Mercado Eletrônico Portugal tem como missão ajudar empresas a comprar melhor.
Temos várias soluções que podem ajudá-lo a fazer a melhor gestão possível dos seus fornecedores.
Contacte-nos e fique a saber mais sobre como podemos ajudá-lo!
Quer saber quais são os 7 erros mais comuns no processo de avaliação de fornecedores? Leia aqui: