Principais influências do Lead Time

Principais influências do lead time em compras

Já ouviu falar sobre lead time? É o tempo de espera usado para calcular tempos de processos.

Medir o tempo de conversão de uma requisição em pedido e calcular o tempo total entre o pedido e a entrega do produto pode trazer diversos benefícios para as operações de qualquer empresa, como pode ainda reflectir em departamentos diversos como o atendimento ao cliente.

Por conta disso, o ME recomenda um bom planeamento estratégico de compras para reduzir impactos por atrasos, conhecer tempos de processos, planear adequadamente as necessidades e ter uma área de compras actuante com SLAs (Service Level Agreement, Acordo de Nível de Serviço, em português) firmados é fundamental para reduzir riscos de abastecimento e funcionamento da empresa.

Somam-se a essa conta a negociação de cotações, preços, prazos e a forma de entrega, aprovação do pedido e outros itens como inspecção, facturamento e transporte, que consomem um tempo considerável. Isso sem falar que, em alguns casos, um produto ou peça, ainda terá que ser fabricado, fazendo com que a espera seja ainda maior.

No entanto, para calcular correctamente o lead time é preciso elaborar uma lista com as necessidades de consumo da empresa, criar um documento com todos os itens (matérias-primas e produtos). Moreno cita ainda outros fatores que podem influenciar o lead time, como por exemplo, a gestão de fornecedores , um ponto crucial na cadeia de suprimentos, já que um fornecedor com problemas ou que não tem expertise necessária pode causar impactos negativos no lead time.

Entre em contacto connosco…

Respeitamos a sua privacidade, não partilharemos os seus dados com nenhuma entidade externa ao Mercado Eletrônico.

editado do blog Me Brasil