Saber calcular o lead time em compras é uma prática que pode trazer inúmeros benefícios, tanto para as operações da empresa, quanto para as equipas de atendimento ao cliente. Saber analisar os processos, entender os gaps e ter no controlo todo o ciclo do produto até a chegada ao cliente é extremamente vantajoso, e assim, conseguimos fazer o planeamento estratégico de forma eficaz para a organização.
Entretanto, antes das empresas conseguirem calcular o lead time correctamente, é preciso ter algumas premissas em mente.
- Crie um documento com todas as matérias-primas adquiridas para fabricação de cada item a ser vendido. Essa tabela também deve conter serviços de consertos ou instalações, caso esses procedimentos sejam necessários para a finalização do produto”. Ou seja, precisamos discriminar numa tabela todos os suprimentos e serviços necessários para que o produto final seja concluído.
“Procure conhecer o período necessário de compra de cada um dos itens listados”, Marcos Roig
2. Outro ponto importante que afecta directamente o cálculo do lead time em compras é procurar conhecer o período necessário para a aquisição de cada um os itens listados sempre de maneira organizada e estratégica. Calcule uma margem de segurança de alguns dias levando em conta imprevistos de transporte”. Vale a pena ter atenção ao modo de trabalho de cada fornecedor, pois alguns deles actuam apenas em dias úteis. Neste caso, não podemos colocar os fins-de-semana nessa previsão. Não podemos esquecer também de anotar com precisão o tempo necessário de espera até a chegada dos insumos.
Dentro desse cenário todos os registos e análises podem fazer a diferença. Procure entender o tempo que leva a mão de obra da empresa para a criação de um lote de determinado produto após o recebimento dos suprimentos essenciais para a sua produção. Procure mapear os imprevistos, possíveis atrasos, manutenções e a agenda dos seus funcionários, caso seja uma prestadora de serviços.
Para finalizar não deve ser esquecida a soma do tempo necessário de espera dos insumos com o período exigido para a criação de um produto ou conclusão de um trabalho.
Todo esse fluxograma que passa, desde o tempo para o recebimento do pedido, até o término da criação do produto final, representa o lead time que um item demora a estar disponível para entrega ao cliente.
Quer saber mais sobre o Mercado Eletrônico?
adaptado do Blog ME Brasil