marketplaceb2b

O que é um marketplace B2B e quais as vantagens em fazer parte de um?

Da mesma forma que no e-commerce é possível uns ténis pela internet e a loja envia-os para sua casa, num marketplace B2B as empresas acedem a ofertas de outras empresas, comparam a qualidade dos produtos, as melhores condições e escolhem o melhor preço para comprar.

 

Compras B2B online

Completamente virado para business-to-business, um marketplace B2B é um ambiente online, que normalmente existe numa plataforma digital, pensado para promover negócios de forma inteligente, atendendo às necessidades de procurement e compras de uma empresa.

 

Uma ponte digital entre fornecedores e clientes

A plataforma de um marketplace B2B funciona como intermediário entre fornecedores de serviços e potenciais clientes. Pela internet, o comprador consegue encontrar todo o tipo de produtos e serviços direcionados ao seu negócio e ainda comparar preço e produtos em tempo real.

Em tempos de crise, os marketplaces criam um ecossistema empresarial no qual as empresas, concorrentes, clientes e outras partes interessadas formam uma rede de negócios relevante. Usar tecnologia de ponta como inteligência artificial, cloud computing, BI e machine learning no universo B2B é levar ao mundo empresarial um conceito de comunidade. Para que tal aconteça, é necessário que exista mais volume e conhecimento sobre os parceiros de negócio, o que se traduz em compliance, transparência e auditabilidade para as empresas.

Resumindo, um marketplace B2B é um ambiente comercial virtual focado na troca de valor entre compradores e fornecedores e na criação de novos canais de venda.

 

Quais as vantagens de fazer parte de um marketplace B2B?

Nestes mercados online os utilizadores têm acesso ao inventário dos fornecedores eletronicamente, quer seja a partir do computador da empresa, em casa ou até mesmo de um smartphone. O número de produtos disponíveis costuma ser incomparavelmente maior do que os de uma loja e a informação sobre esses produtos e serviços é oferecida em tempo real.

Para quem compra, o marketplace B2B permite encontrar novos fornecedores divididos em categorias e classificados a partir de processos de avaliação e homologação, com a segurança de indicadores transacionais de fácil interpretação e com dados relevantes sobre os fornecedores. Outra vantagem é que os compradores podem saber de antemão se um fornecedor atua em determinada região.

Para o fornecedor, um marketplace B2B é uma espécie de montra que aumenta a probabilidade de fechar bons negócios. Para tal, basta que o fornecedor mantenha atualizados determinados dados de registo, como a data de registo, status de verificação com receita, palavras-chave e último acesso. Desta forma, mantém os indicadores num nível alto, o que fará com que tenha mais destaque no ranking de fornecedores.

 

Porquê fazer parte de um marketplace específico para negócios?

Em primeiro lugar, um marketplace reúne um público diferente. Segundo, porque a maioria dos fornecedores B2C (business-to-consumer) não costuma vender para empresas. Depois, porque os marketplaces têm materiais específicos para empresas, como por exemplo maquinaria industrial, serviços de grande porte, ou mobiliário para escritório. Outro fator importante é o preço, que costuma ser bastante mais atrativo num marketplace B2B, uma vez que aqui são negociados diferentes volumes e quantidades.

 

O que deve ter uma boa plataforma de marketplace B2B?

Um marketplace deve contar com um bom volume de clientes com acesso diário, para garantir que existem sempre compradores à procura de fornecedores que participem nos seus processos. O montante financeiro transacionado anualmente e o volume de cotações e pedidos também são importantes para a equação, assim como os anos de experiência da empresa. A usabilidade da plataforma também deve ser avaliada.

Caso pretenda entrar num Marketplace, peça uma demonstração que apresente a solução na sua própria empresa, para saber como é que se ajusta às suas necessidades reais. Tenha também atenção à questão da flexibilidade da plataforma, para que os resultados sejam exibidos de forma rápida, e à robustez do sigilo dos dados da sua empresa. Ter este cuidado no início evitará dores de cabeça no futuro.

 

Como gerir as expectativas dos clientes num marketplace B2B?

Outro ponto que fica assegurado com uma plataforma eletrónica é a possibilidade de criar um Acordo de Nível de Serviço (SLA – Service Level Agreement). Negociado para criar um entendimento comum sobre serviços, prioridades e responsabilidades, o SLA não faz parte de todos os processos de compra.

Alguns ainda veêm o SLA apenas como um mecanismo para evitar queixas ou como uma solução rápida para relacionamentos problemáticos entre comprador e fornecedor. Mas a verdade é que as empresas que estabelecem SLA são três vezes mais eficientes, conforme mostraram dados do HubSpot. Apesar de ser uma obrigação de todas as empresas para com o requisitante interno, poucas empresas controlam efetivamente os seus SLA.

A plataforma eletrónica facilita também o caminho na definição do acordo com o que é indispensável para a empresa. Além das métricas de saving, metas de nível de serviço, prazos contratuais e termos de compromisso, também o leadtime pode ser definido no acordo de SLA.

 

Adaptado de: blog.me.com.br

 

Leia também: 

Sabe o que é B2B e os benefícios da sua digitalização?

Saiba mais sobre a solução E-Marketplace

 

Respeitamos a sua privacidade. Não partilharemos os seus dados com nenhuma entidade externa.