O departamento de compras vive um desafio constante para reduzir o custo total de aquisições, mas ter o menor preço não é tudo. É também necessário manter a qualidade dos produtos e serviços, bem como melhorar a eficiência dos processos de compras. E é aqui que entra o e-sourcing.
O que é o e-sourcing?
É uma plataforma online, que permite que as empresas realizem os processos de compras, utilizando as melhores práticas de negociação para cada categoria de suprimento. Ao invés de cotar preços individualmente com vários fornecedores, o e-sourcing unifica o processo e viabiliza aos compradores decisões com mais qualidade, assertividade e redução de custos. É importante realçar que é um processo justo e transparente, uma vez que os fornecedores participantes têm total conhecimento da concorrência entre eles.
Como o e-sourcing é utilizado pelos profissionais de compras?
O e-sourcing racionaliza o processo de busca por informações e escolhas de fornecedores. Esta solução otimiza o trabalho de cotação de preços, reduz valores, maximiza a competição saudável e cria um repositório para procura de informações, permitindo importá-las e exportá-las das fontes de fornecimento. Ou seja, quando os compradores utilizam o e-sourcing, as negociações tornam-se mais fáceis, ágeis e transparentes.
Quais empresas podem fazer uso do e-sourcing?
Empresas de qualquer tamanho e segmento podem ter esta ferramenta para planear os pedidos de compras e garantir mais agilidade, qualidade e preços competitivos.
Acha que o e-sourcing pode facilitar o dia-a-dia da sua empresa? Então, entre em contacto com o Mercado Eletrônico e saiba mais sobre as soluções tecnológicas e serviços para as áreas de compras de grandes empresas.
Clique aqui e solicite uma demonstração ou fale com um dos nossos especialistas!
Fique por dentro de tudo o que acontece no ME e receba as principais notícias sobre o mercado B2B na nossa newsletter!
Artigo adaptado do ME brasil