Semana da Sustentabilidade: dicas para uma empresa mais sustentável

Já todos ouvimos a frase que um pequeno gesto pode mudar o mundo, esta citação é bastante verdadeira quando tentamos alcançar um mundo mais sustentável. Desde o pequeno gesto de deixar de usar copos de plástico até fazer reciclagem do lixo, tudo importa para melhorar o nosso planeta. Na semana da sustentabilidade damos-lhe algumas dicas que as empresas devem adoptar. Se cada uma fizer o seu papel, juntas conseguiremos!

Avalie a cadeia de compras e fornecedores

Procure fornecedores que estejam de acordo com as políticas de sustentabilidade  da sua empresa. Ou seja que já tenham alguma consciência e práticas sustentáveis. Não se esqueça nunca que os seus fornecedores são também um espelho da sua imagem. 

Não adianta mais, só a sua empresa adoptar boas práticas se estiver colaborando com outras empresas do mercado que tenham políticas menos boas.. Portanto, escolha os bons exemplos do mundo corporativo. Escolha aqueles que respeitam o meio ambiente e que valorizam a vida humana.

Adopte políticas de sustentabilidade

Tente mudar a partir da sua empresa alguns comportamentos que durante anos fizeram parte do dia-a-dia de todas as áreas de negócio. Existem muitos exemplos por onde pode começar:

  1. Reduza o consumo de papel, eduque os seus colaboradores a imprimirem cada vez menos – num mundo tão digital a necessidade de impressão de documentos é mais reduzida – as florestas vão agradecer.
  2. Comece a fazer reciclagem de resíduos – adopte medidas de sustentabilidade para tratar o lixo da sua empresa. – pode fazer parcerias com asvárias empresas que já actuam neste tipo de actividade.
  3. Reduza o consumo de plástico – comece por exemplo com os copos onde serve o café. Parece um pequeno passo mas é bastante gigante. Já existem na Europa, várias empresas de vending machines que já adoptaram estas políticas de sustentabilidade – contrate uma delas.
  4. Envolva os seus colaboradores nestas novas polícitas, apele à consciência sustentável de cada um e oiça as suas ideias, pois alguns deles já devem adoptar práticas de sustentabilidade nas próprias casas.

Boa semana do Meio Ambiente!! 

Alguns Blogs com boas ideias sobre sustentabilidade: